MISSÃO

A missão do ISAS é promover e impulsionar o desenvolvimento científico nos países do sul (em desenvolvimento e emergentes), promovendo a cooperação Sul-Sul, bem como a cooperação triangular. ISAS busca cooperar com universidades, think tanks e outras organizações não governamentais, fornecendo financiamento para conferências a fim de expandir o diálogo sobre temas oportunos como mudanças climáticas, inovação tecnológica, Mulheres e STEM, a mudança para uma tecnologia mais verde, o impacto de política comercial para o desenvolvimento e outros temas de interesse que conduzam ao desenvolvimento sustentável do Sul.

O principal objetivo do ISAS é promover o diálogo entre cientistas, formuladores de políticas e a sociedade civil; para que haja um aumento no compartilhamento de conhecimento, tecnologia e recursos para uma maior cooperação. Não há dúvida de que os benefícios colhidos tanto pela Cooperação Sul-Sul quanto pela Triangular trazem maior engenhosidade e melhora a qualidade de vida dos cidadãos, com destaque para o desenvolvimento na área de energias renováveis, maior eficiência agrícola, controle e erradicação de doenças, maior conhecimento compartilhado sobre as mudanças climáticas e suas consequências.

QUEM SOMOS

O ISAS é um Instituto privado, independente, sem fins lucrativos, não-governamental localizado no Brasil e Bélgica. Está profundamente empenhado em fomentar o intercâmbio de informações e conhecimento em países do Sul, de forma global. Na determinação de quem pode se beneficiar de apoio o ISAS utiliza, como diretriz, os índices mais recentes de desenvolvimento humano das Nações Unidas, ajustados para a desigualdade.

O ISAS procura proporcionar assistência financeira para indivíduos de países que compreendem o grupo de desenvolvimento de baixa, média e alto desenvolvimento humano, excluindo assim aqueles que têm um índice humano de desenvolvimento muito alto. Embora alguns possam questionar a validade de fornecer ajuda para aqueles cujos países que têm um alto índice de desenvolvimento humano, mediante um olhar mais atento é logo percebido que muitos países considerados com níveis elevados de desenvolvimento humano são na realidade países em desenvolvimento cujos cientistas e as instituições podem se beneficiar de um apoio do ISAS.

O TRABALHO DO ISAS

O ISAS fornece o apoio financeiro parcial para participação em conferências/congressos, independente do local do evento, embora nós encorajamos nossos beneficiários a fazer uma contribuição concreta ao intercâmbio científico buscando participar de conferências localizadas nos países em desenvolvimento, quando possível e disponível. Considerando-se a grande demanda de recursos, não é possível satisfazer a todos os pedidos. O financiamento é feito de forma seletiva com prioridade dada à aqueles que são convidados como palestrantes, ou cujo trabalho já tenha sido aceito pelo congresso. Além disso, também é dada prioridade para aqueles com recursos muito limitados e aqueles cujo trabalho é considerado relevante para proporcionar um maior impacto sobre o desenvolvimento do Sul e melhoria da qualidade de vida para a humanidade. Para ser considerado para financiamento, é de extrema importância que o questionário preliminar seja completamente preenchidos. Se for tomada uma decisão para o fundo, o ISAS vai entrar em contato com a instituição e indivíduo com qualquer seguimento perguntas.

O ISAS fornece apoio financeiro parcial para participação em conferências que acontecem em países em desenvolvimento. Interessados em apoio devem entrar em contato com ISAS com bastante antecedência, fornecendo toda a documentação necessária. Pedidos incompletos não serão considerados.

Brasil

Bégica