RAZÕES DA COOPERAÇÃO
SUL-SUL

A idéia de cooperação Sul-Sul não é nova, é uma idéia baseada na crença de que o desenvolvimento científico sustentável, a longo prazo, do Sul não pode ser unicamente dependente da ajuda recebida dos países desenvolvidos. Como claramente demonstrado pela recente crise econômica mundial, nações desenvolvidas permanecem suscetíveis as flutuações do mercado financeiro levando esses países a procurar cortar gastos em seus próprios orçamentos, incluindo financiamento direto e indireto às universidades, estudantes e professores dos seus países bem como dos países do Sul e dessa maneira impactando de uma forma negativa os objetivos de desenvolvimento científico de outras nações. A confiança exclusiva na cooperação científica Norte-Sul poderá ter consequências desastrosas para o Sul de forma global, porém a transferência de conhecimentos Norte-Sul, bem como Sul-Norte, desempenha um papel importante no fomento do crescimento científico assim como a cooperação Sul-Sul e parcerias triangulares.

NETWORKING REDES

O ISAS procura oferecer oportunidades à cientistas, professores, pesquisadores acadêmicos de interagirem com seus pares para que as experiências possam ser trocadas, a inovação possa ser incentivada e novas soluções para velhos problemas possam ser encontradas.

O ISAS espera que tais oportunidades de networking (trabalho em redes) trará um aprofundamento de cooperação entre as universidades e as nações na forma de assistência mútua através de visitas, intercâmbios e parcerias de cooperação técnica. Como parte de nosso programa de extensão, visitas a universidades e centros de excelência, participa de conferências e congressos buscando dessa maneira difundir a cooperação Sul-Sul bem como a cooperação Norte-Sul.

Brasil

Bégica